PayU O que é Malware e como proteger sua loja virtual

O que é Malware e como proteger sua loja virtual?

Malware trata-se de qualquer tipo de software malicioso que tenta infectar um computador ou dispositivo móvel. Inúmeras variedades de malwares são implantadas a cada dia.

Hackers utilizam esses softwares maliciosos para extrair informações pessoais ou senhas, roubar dinheiro ou para impedir que os proprietários acessem seus dados.

O malware coleta dados e pode controlar recursos de um computador ou dispositivo móvel através da internet sem o conhecimento e o consentimento do usuário.

Esse software malicioso e maligno coloca em risco as empresas e os seus clientes. Muitas ferramentas tradicionais de prevenção de fraudes analisam o dispositivo do usuário para verificar informações e certificar que o dispositivo é confiável.

Mas ainda existem sistemas antifraude  que oferecem solução completa de proteção contra golpes online.

No entanto, malware quebra este modelo. Seu objetivo é enganar. Os usuários que têm seus dispositivos invadidos normalmente desconhecem que portam o vírus.

Confira os tipos de ataques de Malware para proteger sua loja virtual

Os lojistas devem ficar atentos e tomar cuidado com os seguintes ataques:

Spyware

Também conhecido como keylogger, este software infecta dispositivos através do login do usuário. Pode ter acesso às atividades da sessão do usuário. Esse software maldoso procura padrões em batidas de teclas que revelam números de contas, cartões de crédito e outras informações valiosas e pessoais.

Backdoor

Este malware funciona como o Cavalo de Tróia, infiltrando-se furtivamente em um dispositivo saudável e corrompendo os dados e informações. Este tipo de malware faz espionagem das informações. Ele visa a contaminação contínua e vai infectando de máquina em máquina, espalhando um código ruim.

C & C

Command & Control é a pior forma de malware. Ele se espalha através de um tweet viral. Milhares de computadores são afetados e cada clique abre uma porta para infectar um novo dispositivo.

Scareware

Leva o usuário a acessar sites infectados por malware. É conhecido como software de engano.

Adware

Software de banner ou pop-ups que substituem anúncios legítimos.

Spam de e-mail

Mensagens eletrônicas falsas que contém URLs fraudulentas.

Como proteger sua loja virtual de malware

Veja agora como você pode evitar que um malware invada sua loja virtual e coloque em risco seus dados e os de seus clientes:

1- Instale um software de segurança atualizado para o seu sistema;

2- Instale e atualize programas antivírus;

3- Tenha um programa para atualizar as últimas definições de malware;

4- Certifique-se de que o programa execute varreduras em todos os sistemas regularmente.

Deixando qualquer um desses pontos de lado, você pode permitir que seus dados fiquem vulneráveis e corram o risco de violação de segurança.

Para manter todos os sistemas e dispositivos livres de contaminações e protegidos de crimes cibernéticos é necessário tomar medidas cautelares. Listamos mais algumas:

  • Mantenha seus ativos digitais separados. Segregando os ativos digitais o malware não poderá infectar todo o sistema.
  • Crie um administrador separado. Use apenas uma conta para instalar, atualizar e excluir softwares.
  • Não conceda aos usuários/clientes qualquer tipo de acesso administrativo, nem permita que eles façam alterações no sistema operacional.
  • Use o Firewall Security. Esta é uma barreira confiável e segura que não permite certos tipos de informações.
  • Use senhas fortes e exija que seus usuários/funcionários também as use, trocando-as a cada trimestre.
  • Não esqueça dos dispositivos móveis e instale softwares de segurança móvel.

A melhor maneira de evitar malware é usar uma ferramenta de remoção de malware que pode ser encontrada em bons softwares antivírus.

Alguns sistemas antivírus podem remover o malware dos dispositivos de maneira rápida e fácil, atuando como ferramenta de remoção e, também, como proteção em tempo real contra todos os ataques de malware.


Como evitar fraudes e golpes em pagamentos online

Malware é apenas um entre tantos tipos de fraudes que podem colocar em risco as vendas de um ecommerce. As fraudes existirão enquanto houver transações acontecendo. Por isso, o único método de minimizar seus prejuízos é investir em prevenção e segurança. Existem soluções completas de sistema antifraude para proteger seu negócio online.

Para não colocar em risco o funcionamento do seu negócio é preciso buscar parceria qualificada e eficaz, que garanta liberdade e confiança para lojista vender sem correr tantos riscos.

Seu ecommerce já está protegido? Tem certeza?

 

PayU Transações Blindadas como proteger seu ecommerce de prejuízos e fraudes online