Antecipação de recebíveis quando é uma vantagem

Antecipação de recebíveis: quando é uma vantagem?

Um bom fluxo de caixa funciona como combustível para as empresas. Ele demonstra autonomia e capacidade financeira, aponta se o capital de giro tem sido suficiente ou se há necessidade de contratar novas linhas de crédito. Neste caso, é imprescindível que o gestor esteja atento às principais opções, juros e tarifas praticadas pelo mercado.

Neste artigo, você vai saber quando a antecipação de recebíveis é vantajosa para seu negócio digital.


O que é a antecipação de recebíveis?

Nada mais que trazer para o tempo presente os valores das vendas parceladas em cartão de crédito, utilizando um banco ou adquirentes.

Quando antecipar?

Algumas das razões mais recorrentes para a solicitação desta forma de crédito são:

  • Aumentar capital de giro
  • Saldar compromissos com fornecedores
  • Cobrir operações com juros mais altas
  • Situações de sazonalidade, por exemplo, pagamentos de 13º salário dos funcionários

Avaliar a viabilidade desta transação, porém, é fundamental para a manutenção e estabilidade financeira do seu negócio.

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?

A grande vantagem é que o gestor tem à disposição capital de sua própria empresa e, por isso, as tarifas de antecipação são mais atraentes que as de contratação de empréstimos cobradas pelos bancos.

E os riscos?

Quando o gestor não conhece seu fluxo de caixa, realizar este tipo de transação pode colocar em risco as demais operações financeiras do e-commerce. Isso porque nem sempre o lojista é informado sobre quais parcelas estão sendo antecipadas e os bancos normalmente escolhem as que geram maior lucro pra eles.

Já em relação aos meios de pagamento online, a maior parte oferece uma antecipação em D+14 (ou 14 dias após a confirmação da compra), isto é, o gestor do e-commerce irá antecipar todas as suas vendas a altas tarifas - muitas vezes desnecessariamente.

O que avaliar antes de contratar a antecipação de recebíveis?

Vimos que fazer a antecipação traz como principal vantagem juros mais competitivos em relação aos empréstimos bancários. Porém, existem alguns outros fatores de análise fundamentais para que esta tomada de decisão seja a melhor opção para o momento financeiro do seu e-commerce.

1) Compare juros

O juros cobrado pela antecipação de recebíveis deve necessariamente ser o menor quando comparado com outras linhas de crédito analisadas. Este é certamente um tipo de financiamento que representa menores riscos, pois é baseado em garantias concretas.

2) Atenção aos prazos de pagamento

Importante de ser analisado caso exista a necessidade de conciliação. Um ponto importante também sobre este item é verificar se o prazo estendido não implicará em um aumento considerável da dívida original.

3) Confira o valor real da operação ao antecipar

Antecipar recebíveis prevê cobrança de IOF e outras tarifas de operação. Daí a importância do cálculo desta opção de financiamento.

4) Refaça a projeção do fluxo de caixa

Entender seu negócio e concluir que a antecipação não irá comprometer as finanças futuras. Avalie os riscos da dependência cíclica deste tipo de crédito. Uma má gestão pode tornar a administração financeira refém destes resultados comerciais.

Saber analisar o fluxo de caixa da empresa é fator fundamental para manter a saúde financeira de um negócio digital. Se surgir a necessidade de um novo e rápido capital de giro, a antecipação de recebíveis pode ser uma excelente opção.

Boas vendas!

Guia PayU Tudo sobre pagamentos online