Como ajudar compradores exigentes a escolher o presente perfeito

Como ajudar compradores exigentes a escolher o presente perfeito

Para muita gente, comprar é considerado uma terapia. Afinal, quem não gosta de presentear pessoas que amamos? Mas deixar essa generosidade para o fim do ano tem um preço. E é alto! O nível de estresse do brasileiro sobe, em média, 75% no mês de dezembro. Muitos dos motivos têm relação direta com os preparativos para o Natal, seja para fazer a ceia, seja para escolher os presentes natalinos. É o que aponta um estudo da Isma-BR (International Stress Management Association — Brasil).  

No caso da escolha dos presentes, é uma questão bastante delicada para muitas pessoas. Isso porque, em alguns casos, a pessoa gosta de presentear todos os membros da família ou até se sente na obrigação de ter essa atitude.

Com isso, surgem os sintomas básicos de ansiedade e até mesmo de depressão. Mas, a parte disso, é possível escolher o presente perfeito, mesmo para os compradores mais exigentes.

Pensando nisso, resolvemos oferecer algumas dicas para você, gestor de loja virtual, com maneiras inteligentes de ajudar esse tipo de consumidor na hora de escolher os produtos no seu ecommerce.

Compradores em dúvida precisam da sua ajuda

É comum nessa época encontrar consumidores online que ficam pulando de site em site buscando por produtos, escolhendo, escolhendo, escolhendo. Também é comum encontrar os compradores indecisos, que selecionam os produtos na loja virtual, colocam todos no carrinho, fazem o cadastro, escolhem o melhor método de pagamentos online para eles mas - por algum motivo - desistem de tudo na hora de finalizar a compra.

Diferentemente dos consumidores da Black Friday, que costumam fazer suas compras baseadas apenas em descontos pré-fixados ou oferecidos através de cupons, os compradores da época de Natal geralmente gastam mais tempo fazendo pesquisas, escolhendo variações de cores, enfim, pensando muito mais na compra nas semanas que antecedem a data da celebração.

O fato é que esses compradores em dúvida não ficam felizes apenas com cupons de descontos. Eles estão cada vez mais buscando presentes personalizados e, principalmente, memoráveis.

E por que eles estão se comportando assim?

Esse perfil de consumidor quer ser lembrado pelo presente mais sensacional da temporada, simples assim. Quer dizer, não tão simples. Isso porque esse tipo de comprador tem manifestado um problema nessa situação. Eles querem comprar um presente tão perfeitamente ideal para quem ele gosta que a compra acaba se tornando super estressante.

Alguns até dizem que gostam de dar presentes, mas não gostam de comprá-los por conta do estresse envolvido no processo.

No entanto, a euforia é enorme quando eles encontram o presente ideal. E nisso, o Google, outros buscadores e as redes sociais acabam ajudando muito na escolha e também no que o seu ecommerce vai oferecer dentro do seu mercado ou do seu nicho. A ideia é seguir algumas tendências de fim de ano que estão mais populares nas redes para oferecer os “presentes ideais”.

Mas não se prenda a tendências. Muita gente prefere o outro caminho, o da personalização total para que o presenteado entenda que a pessoa realmente se dedicou para dar aquele presente. Eles querem mostrar seu amor por meio do presente.

Veja as dicas matadoras para ajudar esses compradores mais exigentes:

1. Um ponto-chave da campanha de Natal do seu ecommerce deve ser a comunicação pensada para essa ação do presentear.

Considere destacar a alegria e o divertimento que pode ser o ato de presentear, em vez de simplesmente focar em promoções e descontos. Trabalhe bastante esse sentimento de conseguir dar o presente perfeito.


2. Trabalhe na curadoria de listas de presentes específicos para pais, mães, amantes de cachorros ou aquela pessoa que já tem basicamente tudo o que você possa imaginar.

Pense na possibilidade de usar o Pinterest, por exemplo, para oferecer essas listas com ideias originais.

3. Essa dica tem tudo a ver com a sugestão de usar o Pinterest como referência: espalhe seu conteúdo além do seu ecommerce.

Use os buscadores, as redes sociais, vídeos, enfim, todas as mídias que forem possíveis e pertinentes para o seu público.


4. Use estratégias de remarketing para não perder o consumidor de vista.

Trabalhe bastante na redação dos seus anúncios digitais para atingir o emocional desse tipo de cliente, já que os descontos são menos importantes para ele.

É preciso oferecer os caminhos certos para que esse comprador se convença de comprar o presente perfeito no seu ecommerce e um dos principais meios de conseguir isso é trabalhando com essa comunicação mais emocional, deixando a compra menos estressante.

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