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Como atrair novos clientes para o seu ecommerce através de depoimentos

Pode parecer simples o ato de dizer o que você achou de um produto, porém um depoimento tem um poder de influência maior do que podemos imaginar.

Quando um cliente fala sobre a experiência pessoal que teve com a sua marca ou produto, a tendência é que ocorra um aumento nas taxas de conversão de vendas.

Chamamos o depoimento também de prova social. Os clientes são menos leais e muito menos confiantes do que costumava ser antigamente. Ter uma prova de que outro cliente está satisfeito com o seu produto ou serviço pode ser o “empurrãozinho” que estava faltando.

Com isso em mente, vamos dar uma olhada em como você pode aproveitar o poder da prova social através de depoimentos e examinar obter e implantar avaliações que impulsionam as vendas e reduzem a incerteza dos compradores online.

Futuros compradores valorizam a opinião dos clientes atuais

Pense comigo, quando você se depara com uma pessoa famosa que recomenda um produto ou serviço, é natural que como consumidor você acredite no que ela está dizendo, até porque é a imagem da pessoa que está em jogo e facilmente uma marca é associado a uma pessoa famosa.

Com as opiniões alheias de prova social não é diferente, na verdade, ela é ainda mais forte. Quando um desconhecido atesta que gostou de um produto, os depoimentos são verdadeiros e autênticos e influenciam as decisões de compra.

Os números não mentem, segundo a empresa britânica Econsultancy, os sites que mostram depoimentos experimentam um aumento de 18% nas vendas, enquanto aumentam a probabilidade de compra em 63%.

Então a conclusão é simples, os sites de ecommerce precisam de uma página de depoimentos.

Como coletar esses preciosos depoimentos

Agora que já se sabe a importância que esses textos opinativos têm para o seu ecommerce, precisamos colher opiniões e o primeiro passo é simples, pedir aos seus clientes recorrentes.

Para aqueles sites que nunca tiveram depoimentos pode parecer estranho e desconfortável pedir, mas acredite os seus clientes virtuais provavelmente estão muito acostumados com isso. Se a experiência deles for boa ou ruim, nos dois casos eles terão prazer em dizer o que acharam.

O primeiro passo para isso é mandar um e-mail solicitando cordialmente essa opinião, isso não deve ser um processo demorado, após 5 ou 6 dias da entrega do produto através de uma plataforma de automação de e-mails você pode entrar em contato com cada um dos clientes e pedir que eles deixem um comentário em seu site, já com o link de acesso.

Para incentivar essa ação, você pode oferecer um pequeno desconto para sua próxima compra, incluí-lo em um sorteio ou premiação. Existem diferentes maneiras do seu cliente se expressar, pode ser através de comentários escritos, pontuação de zero a dez ou até estrelas de qualificação.

Em pesquisas de satisfação e opinião é possível traçar também um hábito de compra e de perfil dos seus clientes.

Qualidade é melhor do que quantidade

Os melhores comentários vêm de seus melhores clientes pois eles provavelmente são seus clientes ideais e adoram o seu produto. Para coletar depoimentos de qualidade, faça uma classificação dos melhores clientes, para analisar quem são procure aqueles que fazem compras recorrentes, de alto valor ou que tem uma relação de longo prazo com o seu ecommerce.

Esse é o seu segmento vip, peça que eles digam em seu site por que gostam da sua marca ou do seu produto, esses são os seus maiores fãs, e são eles que podem te dar o grande pontapé inicial.

Onde alocar os depoimentos na página

Você entendeu toda a estratégia e agora precisa colocar no ar, mas onde esses queridos depoimentos devem estar? Depende da estrutura do seu ecommerce, você precisa garantir que vai usar todo o potencial que eles têm.  

Nas páginas gerais de produtos os depoimentos, classificações e resenhas dão aos compradores que estão apenas navegando uma oportunidade de ler comentários reais de compradores anteriores. Nessas páginas devem ser usados depoimentos gerais sobre a sua marca.

Contudo, quando a grande maioria dos comentários viver de um item específico, é importante deixar os comentários na página de compra deste item, para que faça sentido e seja bem usado.

Uma outra opção caso o seu ecommerce venda serviços e não produtos específicos, é apostar em uma página de depoimentos. Pode ser interessante agrupar todas as opiniões em uma única página, pois assim é possível até responder as dúvidas de alguns clientes usando o opinião de outros.

Os ecommerces devem investir algum tempo em um processo de coleta de depoimentos. Esse recurso é uma chave para descobrir e expor sentimentos positivos de seus clientes e pode ser uma maneira poderosa de conquistar novos.

Os depoimentos são persuasivos porque são uma forma eficaz de prova social, um conceito baseado na ideia de que estamos mais propensos e confortáveis a seguir as ações dos outros antes de tomar uma decisão. Novos clientes precisam de segurança para seus pagamentos online, lembre-se de usar um bom sistema antifraude para mantê-los seguros.

E aí, está pronto para começar a coletar depoimentos para alavancar as vendas do?

Boas vendas!

PayU - Dicionário do E-Commerce