
Como escolher o meio de pagamento online para seu ecommerce
Receber é tão importante quanto vender. Grande parte do sucesso dos gestores de alta performance está em sua capacidade de planejar e alinhar objetivos e metas aos seus plano de ação. Na teoria, isso parece óbvio, mas na realidade prática, vemos que nem todas as áreas recebem a mesma atenção no plano estratégico.
Gerenciar uma empresa de ecommerce engloba desafios que vão muito além de sua criação. Parte do início desse gerenciamento é a escolha do melhor meio de pagamento para o seu negócio digital.
Meios de pagamento na internet: intermediador ou gateway?
-
Intermediadores de pagamento
Este é o meio mais indicado para quem está no início da gestão do ecommerce, por tratar-se de uma solução integrada e com simples implementação, além de seu custo-benefício.
Principais vantagens na escolha de intermediadores
Entre os pontos positivos em utilizar este meio pagamento, estão:
- Vasta opção de pagamentos para que o cliente escolha a mais conveniente.
- Sistema antifraude incluso nas tarifas praticadas pelo intermediador.
- Em sua grande maioria, há um único painel de controle que unifica todas as informações da conta do gestor ou empresa.
- Clientes digitais que já possuem contas nos intermediadores certamente irão procurar sites que utilizam a ferramenta, porque traz maior segurança para a finalização das compras.
- Na maioria dos casos, a tarifa de adesão não é cobrada.
- Gera apenas um único contrato, o que facilita a gestão por tratar-se de apenas um parceiro a oferecer todos os serviços.
Dicas para escolher o intermediador de pagamento
Na hora de analisar seus melhores parceiros de negócio, é importante que no fechamento do contrato estejam alinhadas expectativas que atendam positivamente ambos os lados.
Desta forma, a orientação é se atentar aos seguintes itens:
- Análise de tarifas.
- Permanência das tarifas durante o tempo de contrato.
- Verificar existência de suporte em português ou nas línguas em que o e-commerce tiver abrangência.
- Verificar o número de transações que o intermediador é capaz de fazer por segundo, a fim de evitar possíveis falhas em períodos de pico.
-
Gateways de pagamento
Imagine o gateway como uma máquina de cartão do mundo digital. Ele é um software que processa pagamentos online feitos por meio de cartões de crédito, boleto ou débito em conta corrente. É a interface que conecta o e-commerce aos principais agentes financeiros – operadoras de cartões e bancos.
O gestor que opta por utilizar gateways de pagamentos estará responsável por administrar todos os contratos e também assume os riscos de cada transação efetuada.
Além disso, terá que realizar ao menos três tipos de integração: com o adquirente, com o fornecedor da solução gateway e com o gestor de risco – imprescindível para diminuir o risco de fraudes online.
Empreender é sempre bastante desafiador. Exige investimento em horas de estudos e análises, trabalho árduo e muita resiliência, já que mudanças muitas vezes são necessárias para adequar o posicionamento do negócio.
Uma coisa é certa: quando todos estes fatores estão atrelados a uma grande força de vontade e idealização de que sua ideia é realmente boa, você estará muito perto de alcançar uma empresa de sucesso.
Prontos para vender e receber mais?
Boas vendas!