Como otimizar seu ecommerce para vender mais em dispositivos móveis

Como otimizar seu ecommerce para vender mais em dispositivos móveis

É fácil perceber que nos últimos anos o uso de dispositivos móveis tem aumentado rapidamente, não é mesmo? Na verdade, isso ocorre desde que a Apple lançou o seu primeiro smartphone em 2007.

Esse fenômeno de uso já é tão comum do nosso dia a dia que todos esperamos sair de nossas casas e ver pessoas olhando para seus telefones por toda parte.

Em geral, para quem tem ecommerce essa mudança na maneira como as pessoas interagem com a internet é maravilhosa, mas aumenta a responsabilidade de tornar seu website otimizado para esses dispositivos.

Se o seu ecommerce não proporcionar uma boa experiência aos visitantes de dispositivos móveis, você provavelmente afastará bons clientes e esse pode ser um erro custoso para o seu negócio.

Agora veja 7 maneiras de garantir que o seu ecommerce funcione tão bem para os visitantes de dispositivos móveis quanto para os usuários de computadores.

E, claro, aumente suas vendas online!

1. Faça o seu ecommerce responsivo

Um site responsivo possui todos os conteúdos e informações independentemente do dispositivo em que você o acessa, alternando apenas a maneira como é exibido e organizado com base no tamanho da tela desse dispositivo.

Essa é a melhor opção para tornar sua loja online otimizada para celular, pois você não está limitando as informações que seus visitantes móveis podem acessar. Eles ainda recebem o mesmo conteúdo que o restante de seus clientes.

Infelizmente construir um site responsivo pode dar trabalho, mas se o que tem impedido você de tornar seu ecommerce amigável para celular é não saber como fazê-lo sozinho, um profissional especializado pode ajudar.

Procurar um criador de sites que inclua modelos compatíveis com dispositivos móveis também pode ser uma alternativa. Afinal, todo esforço é válido para seu ecommerce vender mais, né?

2. Torne as informações mais fáceis de encontrar

Em meio a tanta agilidade e rapidez na internet, a maioria dos visitantes móveis desejam encontrar as informações de que precisam da maneira mais fácil possível.

Considere as perguntas frequentes que esses visitantes têm ao entrar em seu ecommerce.

Pense nas informações que os seus clientes provavelmente estão procurando quando acessam sua loja online e coloque isso em algum lugar óbvio e fácil de encontrar, por exemplo, na página inicial.

3. Inclua a Meta Tag

A Meta Tag da janela de visualização é uma maneira fácil de controlar como seu ecommerce é exibido no celular.

Se a sua página abre na área de trabalho com a mesma largura que na pequena tela do seu celular, você terá que rolar de um lado para o outro para conseguir ler cada linha de texto. A Meta Tag  da janela de visualização informa aos navegadores que é preciso ajustar a largura de sua página à tela do tipo de dispositivo de onde o visitante está vindo.

4. Desative a correção automática para formulários

Alguns detalhes podem fazer toda a diferença. Já pensou que a autocorreção pode tornar a interação do usuário com o seu ecommerce mais inconveniente?

Se você tiver formulários em sua loja online que solicitam informações de nome, endereço ou email, uma maneira simples de facilitar a digitação dessas informações para os seus visitantes móveis é desativar a correção automática de cada campo do formulário.

Caso contrário, o telefone tentará alterar as informações para palavras mais comuns e retardar o processo de preenchimento.


5. Faça o botão grande o suficiente para um click

É fácil clicar em um botão de qualquer tamanho com um mouse, mas quando você está tentando clicar com os dedos em uma pequena tela de smartphone é difícil lidar com pequenos botões.

Isto é ainda mais verdadeiro se houver vários pequenos botões próximos uns aos outros, o que acontece especialmente com a venda de produtos via ecommerce. Pressionar um deles enquanto tenta pressionar outro causará aborrecimento para seus clientes.

A melhor maneira de salvá-los dessa frustração é usar botões maiores. Toda vez que você adicionar um botão ao seu ecommerce reserve algum tempo para testá-los em vários dispositivos móveis. Certifique-se de que selecionar cada botão seja razoavelmente fácil em todos os dispositivos. Se não estiver, atualize-o para melhorar a experiência de seu cliente.


6. Use tamanhos grandes de letras

Ler em uma tela pequena é muito mais difícil se a fonte também for pequena. Por isso, é recomendado o uso de fonte com pelo menos 14 pixels em suas páginas do site.

Embora a melhor maneira também nesse caso é testar e ver como isso parece para cada dispositivo.  


7. Comprima suas imagens

Outro bom passo para tornar seu site otimizado para celular é compactar qualquer coisa que ocupe muito espaço e que possa afetar no tempo de carregamento da página.

Isso provavelmente inclui imagens de alta resolução, códigos, plugins, extensões e scripts. Ao compactá-los, você pode garantir que seu site esteja carregado mais rapidamente sem afetar negativamente a qualidade do que as pessoas veem.

Por fim, a melhor coisa que você pode fazer para garantir que a experiência móvel do seu ecommerce seja boa é testá-la regularmente.

Acesse sua loja virtual a partir de seu smartphone e tablet e passe algum tempo navegando para ver se algo é difícil de ver ou de fazer.

E lembre-se: mesmo se você acerte tudo hoje, a aparência e o funcionamento dos dispositivos móveis mudam continuamente. Portanto atualize e continue testando e aprimorando o que for necessário e pense nos seus usuários de dispositivos móveis como uma prioridade.

E aí, tudo pronto para começar a melhorar a página do seu ecommerce para dispositivos móveis? E não se esqueça de um bom sistema antifraude.

Boas vendas!

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