
Como ter sucesso anunciando o seu ecommerce no Facebook
Que essa plataforma gera inúmeras vendas online por dia não é segredo para ninguém, o uso do Facebook é quase unânime a todos os usuários da internet e principalmente das redes sociais. Muitos desses usuários também são compradores online.
O que alguns proprietários de ecommerce não sabiam é que essa plataforma tomaria um espaço enorme no processo de vendas online.
Os anúncios publicitários já fazem parte dessa plataforma robusta que promete segmentar e achar os seus futuros clientes espalhados pela web.
Infelizmente não é tão simples quanto parece, descobrir como e para quem anunciar dentro desta plataforma com um público tão diversificado pode ser um desafio para aqueles que investem em anúncios nas redes, especialmente quando vemos a quantidade de testes e tentativas que devem ser feitas até que se ache o seu cliente ideal.
Plataformas como o Facebook, Instagram e LinkedIn estão em nosso meio para ajudar todos aqueles que querem vender online e até mesmo para quem não tem um website, através do link de cobrança.
Quando se investe dinheiro e tempo em anúncios pagos que não te trazem uma única venda, é preciso analisar quais erros estão sendo cometidos.
Para começar que tal analisarmos se você está agindo corretamente nos seus anúncios de Facebook?
Preparamos 4 dicas para te ajudar a entender melhor os anúncios pagos e vender mais online.
Anunciando para o público certo
O melhor dos mundos está em anunciar de maneira certa para o público certo, porém este é um exercício que leva tempo até estar perfeito.
Pense comigo, é melhor ter um bom anúncio para as pessoas erradas ou um anúncio ruim para pessoas certas? Embora não seja o ideal, a segunda opção é melhor.
Colocar o seu dinheiro e um anúncio para o público certo gera mais resultado do que um anúncio certo para pessoas erradas ou desinteressadas.
O Facebook é uma plataforma global que acolhe um público muito diversificado, e por isso fica difícil definir o que eles chamam de público-alvo. Dependendo do seu produto o seu público pode ser extremamente amplo ou muito segmentado.
Desenhar o que chamamos de persona ou cliente ideal nos seus pequenos detalhes é cada dia mais crucial para qualquer empresa.
Antes de investir o seu dinheiro para testar quem são aqueles que estão interagindo, clicando e curtindo os seus posts, faça suposições sobre as hábitos e costumes dos seus potenciais clientes.
Pense como o seu cliente ideal, do que ele gosta? Quais são as páginas que ele curte, quais publicações/blogs ele lê, quais aplicativos ele usa. Você pode usar as páginas já existentes para definir basicamente o perfil do seu comprador.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra
Devido ao grande alcance de uma plataforma é comum cometermos o erro de acreditar que todos as pessoas são clientes em potencial. Porém, o que você paga no fim de uma publicidade na rede é o número de pessoas que o seu anúncio alcançou, e então, por que alcançar pessoas que não comprarão o seu produto?
Existem dois extremos de segmentação: Público muito amplo ou muito fechado. Nenhum dos dois é eficaz, se o alcance for grande demais as chances dele se converter em vendas efetivas é mais limitada, se for pequeno você pode estar gastando muito dinheiro para conseguir pouco retorno.
Se o seu público for muito amplo, tente restringir com interesses mais específicos como dados demográficos, comportamento e conexões, se for muito limitado tente adicionar mais características em comum entre eles.
Publicidades pagas pedem paciência
Retorno rápido é o que todos querem, porém essa não é a realidade das publicidades pagas.
Como vimos nos tópicos anteriores o anúncio eficaz combina uma série de fatores, os testes que chamamos de A/B servem para realizar comparações entre variáveis de marketing e publicidade, com o objetivo de definir qual a melhor resposta. Deve-se testar uma variável de cada vez, respeitando o tempo de mudança, análise, relatórios de cada uma das alterações.
Saber o quanto você está disposto a gastar para conseguir um cliente é fundamental. Tente ser constante e não tomar decisões precipitadas como pausar campanhas, ajustar anúncios depois de publicados, e retirar do ar rapidamente os que não deram o retorno esperado.
Caso algum anúncio não funcione, espere para analisar pelo menos os dados de desempenho e aprender mais sobre o seu público. Depois reflita qual foi o problema, foi o design, a chamada, o público errado?
Tente isolar uma variável para testar e seguir em frente apenas com o que funciona.
Tenha acima de tudo criatividade
O que mais chama as pessoas em um universo cheio de conteúdo e disputa de atenção é sem dúvida a criatividade. Após descobrir o seu público, seja criativo e torne-se relevante para o seu segmento e seus internautas.
Diferentes tipos de conteúdo podem ajudar na sua divulgação, invista em vídeos, transmissões ao vivo, e-books e infográficos.
Muitos fatores fazem um anúncio ser bem-sucedido, tenha imagens de alta qualidade, utilize emojis para criar empatia, crie oportunidades de cliques e interação com receptor.
A publicidade paga no Facebook pode levar algum tempo para atingir o resultado esperado, mas sem dúvida faz parte de uma boa estratégia de marketing, vendas e divulgação. Pagamentos online necessitam de uma boa segurança, lembre-se de usar um bom sistema antifraude para ganhar cada vez mais confiança com seus clientes.
Não espere mais para contar aos usuários do Facebook o que seu ecommerce tem a oferecer!
Boas vendas!