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Como usar a psicologia do consumidor para otimizar checkout e vender mais online

Alguns estudos vinculam o estado de espírito do consumidor e o processo de tomada de decisão. Isso significa que as emoções influenciam as decisões de compras e o preço pode não ser o fator determinante dessas decisões.

Sentimentos diferentes levam à tomada de decisões e avaliações diferentes. A raiva pode resultar em avaliações de risco otimistas. Por outro lado, o medo pode levar a avaliações de risco mais pessimista, por exemplo.

Podemos dizer que de certo modo, uma venda de sucesso pode depender de como a interação com o consumidor é feita. Neste artigo falaremos das emoções do consumidor que você pode acessar para ter maior conversão, ou seja, vender mais online.

A importância da segurança para aumentar conversão


A segurança online é uma das principais preocupações dos consumidores. É importante que se siga algumas diretrizes para evitar fraudes e roubos no momento da compra online, especialmente com cartões de crédito. Uma forma de tranquilizar o consumidor, deixando-o seguro quanto à legitimidade do ecommerce, é expor os logotipos das principais empresas de cartões de crédito e as formas de pagamento na
página de checkout.

Confiança ajuda a vender mais online

Sites fraudulentos no comércio eletrônico fazem com que os consumidores procedam de maneira cautelosa com as compras pela internet. Existem algumas formas para provar que um negócio virtual é autêntico. Oferecer garantias de devolução de dinheiro, destacar a política de reembolso, verificação e confirmação de compra por e-mail são algumas dessas formas. Oferecer o frete gratuito e garantir ao comprador que em caso de insatisfação com seu produto, poderá retorná-lo com facilidade são sempre ótimos incentivos para o consumidor e aumentam a sua confiança. O objetivo é, claro, vender mais online.

Satisfação imediata e seu cliente de volta

Compradores online desejam ser imediatamente satisfeitos. Esperam que tudo esteja disponível prontamente. A antecipação pode aumentar a qualidade da experiência de compra. Quando os compradores não são satisfeitos de forma instantânea, as chances deles se tornarem leais com uma marca diminui muito. Os clientes querem que as buscas por produtos sejam ágeis e velozes. O checkout deve ter todo seu processo o mais intuitivo e conveniente possível. Considere compras de uma única página. Ativar pagamentos com apenas um clique, facilitando a vida dos clientes é recomendável.

Certeza na hora de fazer compras online

Nas compras online o sentimento de incerteza assumi diversas formas e pode ter como consequência menor conversão de vendas. Confira algumas formas de fazer com que os clientes tenham certeza da compra que estão fazendo e do site que estão navegando:

  • O cliente precisa ter suas perguntas e dúvidas respondidas. É preciso que os comerciantes online implementem estratégias para responder essas perguntas e sanar quaisquer dúvidas que os clientes possam ter.
  • Exibir uma barra de progresso na parte superior da página de checkout para mostrar aos compradores quanto tempo o processo levará para ser concluído é recomendável.
  • Explicar o que acontece caso o cartão de crédito do cliente for recusado
  • Informar os métodos de pagamentos online disponíveis
  • Indicar quanto tempo levará para a entrega do produto ser feita
  • Deixar clara qual é a política de devolução e reembolso

Como a sensação de urgência pode ajudar a vender mais online

Se um cliente tiver itens no carrinho de compras, o checkout pode ser o último passo para vender produtos adicionais. Promova produtos em condições especiais ao lado do carrinho de compras. Muitas pessoas, por vezes, navegam em um site sem o desejo ou a necessidade da compra. Portanto é preciso convencer o cliente de que um produto é indispensável naquele exato momento. A dica é criar a sensação de urgência no consumidor. Como? Veja só:

  • Informações relevantes destacadas
  • Escassez de produto
  • Ofertas e promoções datadas são algumas maneiras de despertar a sensação de urgência e motivar o consumo
  • As páginas de pagamentos são cruciais tanto para encorajar os compradores a gastar mais, quanto para que clientes hesitantes prossigam com a compra

Agora que você sabe como funciona a psicologia do consumidor pode aplicá-la ao processo de pagamento, ajudando a aumentar o lucro de seu site.

Boas vendas!

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