PayU_20180814_ImgBlog02_On_v01-1.jpg

Diversidade em meios de pagamento como fator de sucesso para sua loja de roupas e calçados

O número de lojas virtuais de roupas e calçados, seja para mulheres ou homens, têm crescido consideravelmente no Brasil nos últimos anos. Já falamos disso recentemente, mas vale apresentar mais dados sobre como o e-commerce no país não para de ganhar força: o número de consumidores, por exemplo, chegou a 55 milhões, em 2017.

Isso mostra que o potencial não se trata de uma situação momentânea e sim de um crescimento constante e previsto pelos especialistas.

A transformação digital tem criado um ambiente rico para investimentos e tem modificado consideravelmente o país com as novidades tecnológicas e promete trazer ainda mais inovação para os ecommerces.

Mais de ¼ das compras foram feitas em dispositivos móveis

Uma das grandes inovações que a transformação digital está realmente trazendo é o amplo uso de dispositivos móveis para fazer compras. Cerca de 27,3% das compras em 2017 foram feitas em smartphones ou tablets, de acordo com uma pesquisa do Ebit.

E em 2018, a tendência é que esse número aumente bastante já que estamos falando de 220 milhões de smartphones ativos, o que reforça a expansão dos dispositivos móveis - incluindo aqui os notebooks e tablets que ultrapassam o número de 300 milhões - como canais de preferência dos consumidores.

Por isso, é importante levar esse meio de acessar seu e-commerce em consideração e definir estratégias específicas para atender seus clientes móveis com qualidade, eficiência e segurança, já que representam canais que tendem a crescer bastante.

O uso de smartphones para acessar a web e e-commerces não vai diminuir ou acabar tão cedo. Para se ter ideia de como essa é uma tendência crescente, foi no ano de 2016 que, pela 1ª vez, o número de pessoas que utilizam dispositivos móveis no Brasil para acessar a web superou o de acessos por computadores e notebooks, segundo o IBGE.

Desde 2016, vimos um crescimento de basicamente todos os números importantes no mundo do e-commerce, mesmo com a recessão econômica que enfrentamos nos últimos 4 anos. E os dispositivos móveis acabam tendo uma importância grande para estes resultados positivos.

Um dos grandes pontos de importância dentro do assunto mobilidade é saber, por exemplo, se o seu e-commerce é responsivo, ou seja, se ele se adapta automaticamente aos diversos tipos de telas que acessam sua loja virtual todos os dias. Sem a responsividade, você perde um número considerável de vendas, pois os usuários simplesmente não conseguem acessar a loja e quando conseguem têm uma experiência terrível de navegação.

Outro ponto é a diversidade em meios de pagamento online na sua loja virtual.

Um e-commerce com poucas opções de pagamento sofre comumente com altos índices de desistência no carrinho de compras, já que na hora de tomar a decisão mais importante da compra, o usuário pode não encontrar opções que façam sentido para a realidade dele.

Veja por que a diversidade dos meios de pagamento é essencial para o sucesso da sua loja virtual:

A importância da diversidade em meios de pagamento online

Um dos grandes pontos delicados deste uso massivo de dispositivos móveis é a questão da segurança digital na hora das compras virtuais.

Isso porque cerca de 89 dos 100 apps mais populares do Android ferem a privacidade do usuário e podem funcionar como uma porta de acesso ilegal de cibercriminosos.

Por isso, o dinheiro em espécie ainda é o meio de pagamento mais utilizado pela população brasileira. Cerca de 96,1% dos participantes de uma pesquisa do Banco Central afirmaram que fazem pagamentos de compras com dinheiro e alguns outros meios mais simples. 51,5% mencionaram cartão de débito e 45,5%, cartão de crédito.

Alguns outros dados desta pesquisa que merecem destaque são:

  • Para compras de mais de R$ 500,00, por exemplo, a maior parte (42,6%) prefere usar o cartão de crédito.

  • 53% dos brasileiros pagariam mais caro por um produto ou serviço se os métodos de pagamento fossem estruturados com mais qualidade

  • Os consumidores brasileiros confiam em deixar seus números de cartões em sites de e-commerce - a chamada tokenização -, desde que com ferramentas de segurança como PCI-DSS e SSL.

Assim, fica clara a necessidade de uma solução de pagamento online de qualidade com diversas opções que atenda públicos variados e ao mesmo tempo ofereça a segurança digital necessária para garantir a proteção dos usuários.

Agora você já sabe por que um e-commerce precisa de diversidade em meios de pagamento online. E não se trata apenas de aumentar as vendas, mas de trazer mais satisfação para o cliente e uma experiência de compra realmente memorável!

Quer vender mais roupas e calçados online? Conte com a PayU!