
E depois da Black Friday? 5 dicas para continuar com as vendas em alta
Você preparou suas promoções, criou campanhas engajadas, atraiu clientes para seu site, proporcionou boa infraestrutura e vendeu na Black Friday! É provável que a margem de lucro tenha ultrapassado 100% e que, agora, você pense que voltará aos números anteriores.
Calma! Não é bem assim...
Uma empresa ou ecommerce que conseguiu se dedicar à Black Friday e deseja continuar com as vendas em alta, pode aproveitar os novos clientes e continuar vendendo.
Se quer saber 5 dicas para continuar com as vendas em alta depois da Black Friday, deve seguir lendo este artigo e investir no seu negócio!
Entenda a mudança de foco
Muitas empresas priorizam apenas a captação de clientes e a plataforma de pagamentos online. Porém, depois da experiência na Black Friday, é recomendável focar naqueles que já compraram com você.
Invista no campo da experiência do consumidor em vez de direcionar todos os recursos para novos compradores.
É só pensar da seguinte forma: captar clientes é essencial para o negócio funcionar e ganhar reconhecimento.
Na Black Friday, esse número já cresceu, então é necessário seguir para a próxima etapa: o tratamento com o consumidor.
Entender a posição que deve ser adotada pela empresa é o primeiro passo para pensar na melhor estratégia tanto para o comércio quanto para o consumidor.
Atenção especial na Black Week
Comece moldando a experiência do cliente no momento pós Black Friday: Black Week. É basicamente a semana seguinte, dias em que mais há chances de comprometer a entrega, a integridade do produto e, assim, irritar o cliente.
Acompanhe todo o processo de envio da peça, esteja 100% disponível para elucidar questões e ouvir todas as reclamações do cliente, direcionando para soluções vantajosas.
De acordo com estudo da Harvard Business Review, 65% dos clientes tendem a falar mal da empresa caso passem por experiências negativas, enquanto 48% influenciam até 10 pessoas com suas reclamações.
Com algumas garantias no processo de venda, as reclamações serão evitadas.
Diferencie a comunicação
Tente sair do lugar-comum e ofereça contato personalizado. Um tratamento humanizado, que entende a individualidade do cliente faz diferença na hora de reclamar ou elogiar a empresa, contornando até mesmo experiências negativas.
O consumidor está cada vez mais maduro em relação às suas compras. Assim, e-mails genéricos, cold calls e mensagens automáticas tendem a irritar o consumidor ainda mais.
Uma dica é direcionar a forma automatizada e o atendimento por profissionais. Os chatbots, por exemplo, são ótimas alternativas para automatização mais próxima do cliente.
Ele permite responder dúvidas básicas e, quando necessário, repassar o contato para um atendente, que deve ser treinado de acordo com o tratamento que a empresa busca oferecer ao consumidor.
Continue engajando
O engajamento é a palavra-chave para:
- Reconhecimento da empresa;
- Promover seu e-commerce;
- Gerar leads para e-commerce, páginas e plataformas;
- Oferecer tratamento diferenciado para clientes em potencial;
- Fidelizar clientes;
Manter a popularidade da marca e crescer.
Para o engajamento, invista nos principais canais de comunicação do cliente, como redes sociais, e-mail ou mesmo tratamento mais pessoal, como o caso da Nubank e suas respostas em carta. Esse lead valerá muitos pontos caso o cliente seja convencido em investir na compra ou na “recompra”, tornando-se fidelizado e repassando a imagem da empresa de forma positiva.
Mensure
Ao investir em estratégias de retenção, remodelar o tratamento do cliente e pensar em campanhas mais próximas do consumidor, não se esqueça de mensurar seus números e tabelar os resultados.
Assim, é possível visualizar a popularidade da campanha, seus resultados práticos na venda da empresa, a popularidade da instituição e, claro, entender quando é hora de mudar de estratégia.
Aproveitar a Black Friday para investir em outras formas de fidelizar clientes e aumentar o alcance da empresa é um perfeito timing. Considere essas dicas e prepare-se para crescer!