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E depois da Black Friday? 5 dicas para continuar com as vendas em alta

Você preparou suas promoções, criou campanhas engajadas, atraiu clientes para seu site, proporcionou boa infraestrutura e vendeu na Black Friday!   É provável que a margem de lucro tenha ultrapassado 100% e que, agora, você pense que voltará aos números anteriores.

Calma! Não é bem assim...  

Uma empresa ou ecommerce que conseguiu se dedicar à Black Friday e deseja continuar com as vendas em alta, pode aproveitar os novos clientes e continuar vendendo.


Se quer saber 5 dicas para continuar com as vendas em alta depois da Black Friday, deve seguir lendo este artigo e investir no seu negócio!
  

Entenda a mudança de foco

Muitas empresas priorizam apenas a captação de clientes e a plataforma de pagamentos online. Porém, depois da experiência na Black Friday, é recomendável focar naqueles que já compraram com você.

Invista no campo da experiência do consumidor em vez de direcionar todos os recursos para novos compradores.  

É só pensar da seguinte forma: captar clientes é essencial para o negócio funcionar e ganhar reconhecimento.

Na Black Friday, esse número já cresceu, então é necessário seguir para a próxima etapa: o tratamento com o consumidor.

Entender a posição que deve ser adotada pela empresa é o primeiro passo para pensar na melhor estratégia tanto para o comércio quanto para o consumidor.  

Atenção especial na Black Week

Comece moldando a experiência do cliente no momento pós Black Friday: Black Week. É basicamente a semana seguinte, dias em que mais há chances de comprometer a entrega, a integridade do produto e, assim, irritar o cliente.  

Acompanhe todo o processo de envio da peça, esteja 100% disponível para elucidar questões e ouvir todas as reclamações do cliente, direcionando para soluções vantajosas.  

De acordo com estudo da Harvard Business Review, 65% dos clientes tendem a falar mal da empresa caso passem por experiências negativas, enquanto 48% influenciam até 10 pessoas com suas reclamações.

Com algumas garantias no processo de venda, as reclamações serão evitadas.  

Diferencie a comunicação

Tente sair do lugar-comum e ofereça contato personalizado. Um tratamento humanizado, que entende a individualidade do cliente faz diferença na hora de reclamar ou elogiar a empresa, contornando até mesmo experiências negativas.

O consumidor está cada vez mais maduro em relação às suas compras. Assim, e-mails genéricos, cold calls e mensagens automáticas tendem a irritar o consumidor ainda mais.

Uma dica é direcionar a forma automatizada e o atendimento por profissionais. Os chatbots, por exemplo, são ótimas alternativas para automatização mais próxima do cliente.

Ele permite responder dúvidas básicas e, quando necessário, repassar o contato para um atendente, que deve ser treinado de acordo com o tratamento que a empresa busca oferecer ao consumidor.  

Continue engajando

  O engajamento é a palavra-chave para: 

  • Reconhecimento da empresa;
  • Promover seu e-commerce;
  • Gerar leads para e-commerce, páginas e plataformas;
  • Oferecer tratamento diferenciado para clientes em potencial;
  • Fidelizar clientes;

Manter a popularidade da marca e crescer.
 

Para o engajamento, invista nos principais canais de comunicação do cliente, como redes sociais, e-mail ou mesmo tratamento mais pessoal, como o caso da Nubank e suas respostas em carta.   Esse lead valerá muitos pontos caso o cliente seja convencido em investir na compra ou na “recompra”, tornando-se fidelizado e repassando a imagem da empresa de forma positiva. 

Mensure

Ao investir em estratégias de retenção, remodelar o tratamento do cliente e pensar em campanhas mais próximas do consumidor, não se esqueça de mensurar seus números e tabelar os resultados.

Assim, é possível visualizar a popularidade da campanha, seus resultados práticos na venda da empresa, a popularidade da instituição e, claro, entender quando é hora de mudar de estratégia.

Aproveitar a Black Friday para investir em outras formas de fidelizar clientes e aumentar o alcance da empresa é um perfeito timing. Considere essas dicas e prepare-se para crescer!

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