PayU_20180814_ImgBlog03_On_v01-1.jpg

Indicação e fidelização: As vantagens de transformar clientes em promotores

Há pessoas que dizem que marketing é a alma de qualquer negócio. Devemos concordar, não faz sentido vender produtos que não serão comprados e digo mais, melhor do que vender é receber.

Para que todo esse ciclo seja real devemos aceitar que o marketing é uma tática essencial para todos os canais de vendas.

Ele está presente em nossas vidas a muito mais tempo do que imaginamos, aliás desde que o ser humano se tornou capaz de expressar suas opiniões ele começou a fazer o mais famoso marketing boca-a-boca.

O que chamamos de marketing boca-a-boca nada mais é que uma divulgação espontânea de um produto ou serviço que te agrada, mesmo essa sendo uma maneira tão simples de divulgação é uma verdadeira preciosidade para qualquer negócio hoje em dia.

O mais contraditório deste cenário é que embora adoremos fazer marketing, nós não gostamos de ser atingidos pela publicidade. Estudos mostram que, 53% dos consumidores não confiam em publicidade, porém todos nós confiamos em amigos.

Antigamente era comum vermos propagandas onde uma grande celebridade dizia que usava uma determinada marca de shampoo e levasse multidões a acreditar e comprar o mesmo produto para os cabelos. Hoje os líderes de opiniões não nos convencem mais.

Não basta apenas parecer, precisamos ser!

A boa notícia que vem de encontro aos proprietários de ecommerces é que existem diversas maneiras de comercializar o seus produtos e serviços sem depender da publicidade e do marketing tradicional.

Atrair novos clientes de maneira eficaz é o maior ativo que a sua loja virtual pode ter e a grande chave para isso se chama engajamento.

Basicamente  se trata de fazer com que os clientes felizes divulguem sua loja para amigos, familiares, seguidores de mídias sociais e qualquer outra pessoa que os escute. Se você encantar seus clientes, eles contarão para outras pessoas.

A má notícia em compensação, é que nem sempre o seu ecommerce vai ser citado espontaneamente por alguém e é aí que damos uma “ajudinha”. Através de programas de indicação e fidelização.

Você certamente já se deparou com um e talvez nem tenha se dado conta, essa estratégia é definida como: “um processo organizado em que os clientes são recompensados por divulgar o seu negócio” .

Por que as divulgações espontâneas de clientes são importantes para a seu ecommerce?

Bem, além é claro de promover mais vendas e conversões, o engajamento de clientes traz relacionamentos duradouros com a marca o que mostra para público externo que você se importa com o seu cliente, com isso fica mais fácil economizar tempo e dinheiro com publicidades de convencimento.

Sites que mostram depoimentos positivos e opiniões de pessoas comuns, experimentam um aumento de 18% nas vendas, enquanto aumentam a probabilidade de compra em 63%.

Todos esses números são uma outra maneira de dizer algo simples: os programa de indicação e fidelização são tremendamente eficazes tanto do ponto de vista de aquisição de clientes quanto de ROI.

Agora que você já está convencido, vamos falar sobre as melhores práticas para criar este engajamento para o seu ecommerce?

Uma indicação ou fidelização é infinitamente personalizável com base nas necessidades de sua loja e nos hábitos de consumo dos seus clientes. É importante que você compreenda e empregue algumas práticas que tenham haver com o seu público e com o seus produtos.

Se você está no mercado há um certo tempo, sabe que nem todos os clientes são iguais. Porém, quando falamos de clientes de indicação eles tendem a ser semelhantes, por gostarem das mesmas coisas. É importante que seu programa de indicação e fidelização tenha o tipo certo de cliente definido desde o início.

Depois de definir qual o perfil exato de quem você deseja atrair, crie o seu programa com base nesse público. Os incentivos de indicação podem ser criados de diversas formas, descontos, brindes, frete grátis, pontos adicionais para os membros do programa de fidelidade ou convites para eventos especiais.

Embora existam dezenas de exemplos de incentivo, escolha os que são certos para sua marca e seus clientes.

Facilite o processo ao máximo

Uma indicação virtual requer praticidade, facilite ao máximo a indicação de um cliente para o outro. Deixe claro qual será o benefício que seu cliente vai ter ao indicar seu produto ou serviço.

Torne fácil para os seus  clientes encaminhar a indicação aos seus amigos e receberem as suas recompensas. Se deseja que essa indicação seja via e-mail, coloque um texto base, assim o seu cliente só terá que preencher o endereço da pessoa para mandar. Se é por redes sociais coloque o ícone de cada uma delas com o acesso direto. Esse processo precisa ser rápido!

É importante que o programa também funcione perfeitamente. Você só terá uma chance para cada cliente.

Exemplos bem-sucedidos

As grandes marcas de varejo oferecem sempre muitas oportunidades para aprender mais. A Westwing uma loja de móveis e decorações com grande presença digital no Brasil e no mundo, usa como recompensa ao  seu programa de indicação um voucher de 150,00 reais aos clientes que indicarem um amigo.

Eles provam que as referências não são apenas valiosas para produtos com preços mais baixos, o valor da recompensa está de acordo com o ticket médio da loja. O campo está em destaque no site e o voucher é aplicado para compras acima de 600,00 reais. Este site fica claro o bônus que o cliente terá, e a indicação acontece por um e-mail automático de fácil envio.  Veja:

2018-09-04

A empresa UBER de transporte privado urbano é uma verdadeira caçadora de  recompensas. Mantém um  seu programa de referência simples. Quando um cliente indica alguém novo para usar o aplicativo, ele recebe descontos em dinheiro para sua próxima corrida.


O que diferencia a UBER é que a recompensa é dupla. Os novos clientes que foram indicados também recebem um desconto em sua primeira utilização, o que lhes dá um incentivo extra para converter clientes.

InkedInkedimages_LI

Assim como qualquer outro esforço de marketing, construir a indicação e a fidelização perfeita para sua loja envolve ajustes. Se você usar ferramentas de indicação, é importante ter aquelas que te mostre relatórios de conversão.

Para medir a eficácia do plano é importante saber exatamente quantos novos clientes você ganhou por este meio.

Existem muitas maneiras de tornar o seu ecommerce melhor e vender mais online. Confiança está diretamente ligada à segurança. Quando o você tem a segurança de estar vendendo para pessoas honestas, construir programas de  relacionamentos e fidelização se torna mais fácil.

Agora que você já sabe as vantagens de ter clientes que provem a sua marca que tal tornar o seu ecommerce mais seguro para os seus usuários?

Tenha um sistema antifraude onde você pode identificar e prevenir a fraude, sem sacrificar a taxa de conversão e o relacionamento saudável que construiu com os seus clientes.  

Boas vendas!

Previna-se contra Fraudes, converse com um especialista PayU