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Loja online de celulares e telefonia: por que oferecer diversidade de meios de pagamento

O Brasil já é o quarto maior mercado consumidor de smartphones e acessórios do mundo. A categoria atingiu a primeira posição em faturamento do ecommerce nacional. Dentro desse cenário super positivo de vendas digitais, vamos falar de um ponto ainda pouco discutido, mas que possui uma importância enorme: os meios de pagamento online.

As formas de pagamentos online são um dos pontos mais essenciais dentro de um ecommerce. Isso porque elas determinam totalmente a geração de mais vendas para a sua loja virtual.

Pense da seguinte forma: se você não consegue comprar com um cartão de crédito por uma interrupção do seu banco naquele momento, ter a opção do boleto bancário ou transferência bancária, por exemplo, é uma ótima forma de aumentar as vendas.

Seus clientes precisam de diferentes opções de pagamento, com benefícios que facilitem a experiência de comprar na sua loja virtual.

Ninguém quer escolher ter de dar um jeito nas contas para comprar com a única opção disponível para pagamentos no seu ecommerce. Eles buscam por variedade, e não só a de produtos.

A necessidade de variedade de opções

As pessoas são totalmente diferentes umas das outras. Cada uma tem suas necessidades e objetivos individuais. E você precisa considerá-los na hora de decidir como fazer negócios, seja para definir todas as possibilidades de pagamento, seja para anunciar uma linha nova de produtos no seu ecommerce.

Imagine essa situação hipotética: o Rafael é um cara que não consegue controlar muito bem suas finanças pessoais e prefere pagar tudo sempre à vista, para evitar frustrações com várias compras no cartão de crédito que ele não vai lembrar depois.

O Rafael já tentou todo o tipo de apps de controle financeiro e nenhum funcionou.

Ele está há muito tempo pesquisando um novo smartphone e escolheu o modelo que quer. Pesquisou preços, avaliou diversos ecommerces e finalmente decidiu comprar no seu, mas tem um problema: ele tentou comprar no boleto bancário, mas sua loja ainda não oferece essa opção. Pronto. Você provavelmente perdeu a venda exatamente aqui.

O ideal para qualquer ecommerce, do menor ao mais popular, é oferecer todas as formas de pagamento possíveis, já que a lógica dos meios de pagamento é que quanto mais opções maiores são as chances de agradar a variedade do seu público e garantir que as vendas se concretizem.

Entretanto, você precisa se atentar à saúde financeira do seu negócio. Não é porque seus clientes exigem variedade que você vai simplesmente investir todo o seu dinheiro em um intermediador de pagamentos com diversas opções.

Você precisa de planejamento para fazer isso de forma estratégica, para garantir a sua lucratividade e, principalmente, a satisfação dos seus clientes.

Tipos de integração de pagamento digital

Algumas das opções que você pode considerar para o seu ecommerce são as integrações diretas com os adquirentes, que funciona quase como uma negociação direta com as instituições bancárias e com operadoras de cartão, os gateways de pagamento e os intermediadores de pagamento.

Os gateways de pagamento funcionam como sistemas de integração que fazem a transmissão dos dados das operações financeiras eletrônicas junto dos bancos ou operadoras de cartão de crédito. Essa integração realiza então a busca dos dados para averiguar se a compra está sendo feita por alguém realmente confiável.

Os intermediadores de pagamento são uma ótima opção para a loja virtual que busca um serviço mais completo e amplo no sentido da entrega final. Com esse serviço, o cliente cadastra os dados do cartão, por exemplo, e não precisa mais digitá-los, já que estão salvos na base de dados do intermediador.

Além disso, os intermediadores costumam garantir maior suporte e segurança antifraude.

É importante se atentar para um dado crítico para os ecommerces: a taxa de abandono de carrinho chega a ser de 82,3%, segundo um estudo da Ecommerce Radar 2017.

E oferecer as alternativas de pagamento diferentes como Boleto bancário, Webcheckout, Terminal Virtual, Cartão de crédito e débito, Tokenização, entre tantas outras, é um diferencial interessante para o seu negócio.

O motivo principal para oferecer uma diversidade de meios de pagamento na sua loja online de celulares e telefonia é o de transformar a experiência do seu usuário em algo memorável.

O fato é que é completamente impossível prever a forma de pagamento escolhida pelo seu cliente, mas é possível oferecer todas as principais, para que ele tenha a opção de escolha no lugar de não comprar nada com você.

Com isso, seu cliente sai satisfeito com a negociação dentro do seu ecommerce e você sai satisfeito e com lucro.

Bons negócios!

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