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Marca registrada: por que registrar a marca do seu ecommerce?

Em meio a diversas preocupações e demandas que envolvem o perfeito funcionamento de um ecommerce, a marca do seu negócio entra na fila de espera e a sua importância em construir e solidificar o seu negócio muitas vezes acaba se perdendo.

O que não se pode esquecer é que proteger a sua marca no segmento do ecommerce é uma parte importante na construção do seu negócio.  Se a sua loja online ainda não tem uma marca registrada, o processo eficiente e sólido de construção de marca - que chamamos de branding - deve ser o primeiro passo de revisão.

Agora que você chegou até aqui, nós vamos te ajudar a entender os principais motivos para registar a sua marca e como conseguir o registro.


O significado de ter uma marca registrada

No Brasil de acordo com a Lei. 9.279, de 1996, qualquer sinal visual que seja perceptível pode ser registrado como marca, incluindo ícones, símbolos, palavras, figuras, entre outros. Além disso, esse sinal visual deve ser usado para identificar e diferenciar fabricantes de produtos ou serviços, sejam eles de uma mesma categoria ou não.

Este registro vem para proteger a identidade do seu negócio e criar uma empatia entre marca e comprador.

A importância visual da sua marca

Se o seu registro está diretamente ligado a sua identidade visual, fica clara a importância de ter uma ótima representação para ele. Investir tempo na criação de um logotipo que seja a amostra simples e clara do que você vende é essencial.

Se essa não é a sua especialidade, vale a pena refletir sobre a possibilidade desse trabalho ser feito por um designer gráfico. Isso pode garantir o profissionalismo das escolhas mais adequadas de cores, tipografias e formas.

Depois do esforço feito para criar uma marca visualmente atraente para o seu ecommerce, o registro se torna quase obrigatório já que ninguém deseja trabalhar duro e ter sua marca copiada, não é mesmo?

O registro que usa como símbolo (®) facilita alguns processo e traz as seguintes vantagens:

  • Direito de exclusividade

  • Apoio no momento de expansão

  • Solicitação de empréstimos comerciais

  • Investimento

  • Possíveis vendas

Uma empresa com marca registrada acaba ganhando uma percepção de valor monetário diferenciado das não registradas.

Como obter a minha marca registrada

Qualquer pessoa - seja física, seja jurídica - pode fazer o requerimento de um registro de marca, que é concedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.  Algumas questões devem ser levadas em consideração antes que você dê início ao seu registro.

Consultar as marcas já registradas no mercado através do sistema de busca de marcas do próprio INPI é o primeiro passo para descobrir se o nome ou o design do seu negócio já existe.

No Brasil, marcas de diferentes segmentos podem ter o mesmo nome. Isso permite, por exemplo, que uma empresa de produtos alimentícios tenha a mesma denominação do seu ecommerce.

Se isso acontecer, procure usar o máximo de elementos distintos para que não haja uma associação entre as suas marcas.  

Para facilitar todo o preenchimento de formulários e documentação é necessário saber a classificação da sua marca entre produtos, serviços e suas ramificações, estar ciente  do pagamento de ao menos duas taxas, uma referente ao pedido de entrada e outra no recebimento do registro, que será válido por dez anos.

O processo de registro da marca é composto por diversas etapas e a duração média é de dois anos. Inicialmente pode parecer um esforço muito grande a ser feito, porém uma marca registrada em seu nome é como possuir um bem, um investimento.

Todas as grandes marcas do mercado não poderiam chegar a sua expansão sem um bom plano de estratégia de marca, e essa estratégia certamente inclui o registro.

Independentemente do seu produto ou serviço, o ecommerce certamente terá uma grande concorrência. Se colocar como autoridade no segmento pode ser um dos fatores que levará o seu ecommerce a adquirir um posicionamento profissional.

Além de ser uma atitude positiva para o seu negócio, o seu profissionalismo mostra uma preocupação com a experiência do seu cliente, não somente em pagamentos online.

Você está pronto para expandir o seu ecommerce? Nós podemos te ajudar a ir além!

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