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Por que a Black Friday é a data mais importante para as suas vendas online ?

Desde que chegou ao Brasil, em 2010, a Black Friday tem ganhado força e espaço no Brasil. O dia seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos se estendeu a outros países e acontece por aqui todos os anos em novembro.

Uma data tão importante para as vendas online marca o início não oficial da temporada de compras natalinas e é o dia em que as lojas oferecem os maiores e  melhores descontos do ano. Datas como a Black Friday estão cada vez mais na mente de todos os consumidores que aguardam este evento.

Compreender o significado destes dias é essencial para se beneficiar e impulsionar suas vendas online. Por isso, explicaremos o porquê de a Black Friday ser tão importante para você e seu ecommerce lucrarem mais que seus concorrentes!

Entendendo a Black Friday no Brasil


Uma das versões sobre a origem da Black Friday aponta para o fato de algumas lojas terem começado a fazer muitas promoções com a intenção de terem lucro maior e passarem do vermelho para o preto depois dos meses de prejuízos que ocorreram ao longo do ano. Para os donos de lojas online a história não é muito diferente, certo?

A boa notícia é que essa ação funcionou e continua dando frutos até hoje. Um estudo recente do Google nos mostra que 61% das pessoas compram pela primeira vez online neste dia e que 78% dos consumidores voltam a comprar na loja onde adquiriam produtos na Black Friday. Ou seja, o poder de gerar negócios durante esse evento é maior e mais eficaz do que os dias convencionais de venda.

Capturar uma parte do crescente mercado Black Friday representa uma enorme oportunidade para os varejistas de ecommerce à procura de novos formatos de vendas.

Como se preparar e aproveitar a Black Friday para vender mais

As vendas online podem começar já na segunda-feira que antecede a grande data. Por isso, certifique-se de que você e seu ecommerce estão preparados para envolver com bastante antecedência os compradores famintos de pechinchas.

Entre as estratégias para se preparar estão:

Determinar o produto que você gostaria de oferecer na Black Friday.

Não se esqueça de adicionar os best-sellers (mais vendidos, em português) do seu ecommerce e vasculhar o estoque para “queimar” tudo que não será vendido no próximo ano.

Revise e atualize suas páginas de produtos

E certifique-se de mostrar o desconto aplicado ao preço do produto para que os clientes possam ver rapidamente o preço normal e as vantagens de comprar nesta data. 

Atualize sua home page

Assim os visitantes podem ver instantaneamente que você tem ofertas para essas datas especiais. Aqui você deve apresentar: uma imagem atualizada na parte superior que funciona como um link para seus produtos promocionais e também informações visíveis sobre os métodos de envio, duração dos descontos (por quanto tempo eles estarão disponíveis) e sua política de devolução.

 Crie uma contagem regressiva contando os dias até a Black Friday.

Isso permite que você crie um certo suspense e entusiasmo entre seus clientes.

Informe seus clientes atuais e potenciais sobre as promoções em sua loja.

Para fazer isso, planeje uma campanha de marketing por email com descontos especiais para seu banco de dados de clientes e divulgue suas promoções em todas as suas redes sociais, como exemplo o Facebook.

A propaganda online tem tudo a ver com a ciência inteligente de exibir as melhores ofertas e produtos em um site de forma a aumentar as vendas. Certifique-se de que suas melhores ofertas estão posicionadas para atrair a atenção dos visitantes no segundo em que eles acessarem seu site.

As vendas podem ser avassaladoras, portanto, ajudar seus clientes em potencial a encontrar as ofertas mais interessantes e relevantes é uma das melhores maneiras de fazê-los abrir suas carteiras.

Lembre-se: os compradores da Black Friday não são diferentes dos seus clientes habituais. Tudo o que você precisa fazer é incentivá-los a fazer compras com diferentes gatilhos emocionais.

Apresente ofertas visualmente atraentes, descontos, frete grátis, cupons de referência, brindes em pontos premium em seu site. Se possível, adicione uma janela de suporte ao vivo (chat) pelo menos para o período de compras mais movimentado. Os compradores ansiosos estão sempre cheios de perguntas.

Tenha uma solução completa para pagamentos

A vontade de vender e comprar estão mais próximas do que nunca. A oportunidade de bons negócios pode também acabar virando uma grande frustração se sua loja virtual não estiver preparada para receber pagamentos da melhor maneira.

Ofereça diversidade em meios de pagamento online para que seus clientes possam comprar como e quando desejarem.

Bons negócios!

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