shutterstock_696431470-2.png

Quer vender roupas e calçados online? Confira como abrir um ecommerce.

Abrir uma loja virtual tem se tornado uma opção interessante de trabalho para muitas pessoas, em especial para aqueles que buscam a possibilidade de vender roupas e calçados, por exemplo, administrando o ecommerce de casa. Mas muitas vezes você se pergunta como abrir um ecommerce?

Com a evolução das plataformas digitais e a oferta de novas soluções de tecnologia como plataformas para criar ecommerces e soluções de pagamentos digitais, abrir uma loja virtual tem se tornado uma atividade mais prática e eficiente.

Mas antes de falarmos sobre como abrir um ecommerce, vale a pena discutir alguns dados importantes desse mercado que continua em expansão no Brasil, mesmo com a instabilidade econômica dos últimos anos.

Números do e-commerce no Brasil

O número de usuários da web brasileira já ultrapassou os 100 milhões. Entretanto, os ecommerces ainda só alcançam metade desses usuários. Isso significa que o potencial de crescimento desse mercado ainda é muito grande.

Para se ter ideia de como ele ainda pode crescer, o ecommerce brasileiro cresceu 12,1% no 1º semestre de 2018 com relação ao mesmo período do ano passado, com um aumento de R$ 23,6 bi no faturamento.

Engana-se quem pensa que a ala feminina fica restrita à compras físicas. Uma pesquisa da Forrester Research sobre comércio eletrônico no Brasil mostrou que as mulheres têm comprado mais do que os homens dentro do mercado digital, com um crescimento de 56% para 67% no número de mulheres comprando online.

Segundo a mesma pesquisa da Forrester, as mulheres têm dado preferência a alguns tipos de produtos:

  • Livros – 33%
  • Artigos da moda – 32%
  • Sapatos – 32%
  • Cosméticos – 26%
  • Computadores – 26%
  • Periféricos – 26%

A categoria de moda é uma das que apresenta crescimento entre as mulheres, mas também entre os homens, mesmo com boa parte das ações de marketing digital trabalhando majoritariamente com o público feminino.

O setor passou por uma expansão com novos players de menor tamanho, mas com disposição para fazer diferente e atender até parcelas femininas da população antes não valorizadas, como o segmento plus size.

Dicas para abrir o seu e-commerce de venda de roupas e calçados

Planejamento é essencial

Já falamos de como o planejamento é um ponto essencial de todos os negócios, sejam físicos ou digitais, mas vale a pena ressaltar a importância de um bom planejamento. O mercado de roupas, calçados e artigos femininos em geral está em crescimento, entretanto, não é por isso que você vai conseguir vender tranquilamente abrindo um ecommerce sem planejamento.

Você precisa saber administrar uma loja virtual com cuidado, analisando muito bem seus gastos, quanto você precisará ter em um fluxo de caixa para manter o ecommerce funcionando plenamente, pagando todos os seus fornecedores em dia, bem como as soluções que você utiliza na loja para vender mais.

Sem posicionamento você vai competir com marketplaces

Outra dica que vai te ajudar, em especial no começo, é a de definir muito bem seu posicionamento e de preferência que seja um posicionamento mais nichado. Isso porque quando você não pensa nisso no seu planejamento, você acaba competindo com marketplaces enormes como Americanas, Casas Bahia, Netshoes, Amazon, Shoptime, Mercado Livre e Walmart, o que diminui a possibilidade do seu ecommerce prosperar sem dificuldades.

Com um posicionamento e naturalmente um público-alvo bem definido, você consegue atender bem seus clientes e adquirir robustez para continuar no mercado digital e crescer organicamente. Isso é essencial para se tornar um nome de respeito na web.

Defina metas de crescimento

Essa dica acaba fazendo parte também da 1ª dica do planejamento. Definir metas de crescimento ajuda a visualizar com a loja vai evoluir e como você pode se preparar para cada fase, caso elas efetivamente aconteçam como o esperado. Mas é importante traçar metas realistas e que façam sentido de acordo com a categoria que sua loja atende.

Não pare de estudar e testar novas soluções

Sempre mantenha seu conhecimento sobre o mercado e sobre as tecnologias em dia é essencial. Não pare de ler, estudar e testar novas ideias e soluções que possam te ajudar a vender mais, como solução de pagamentos online, de marketing e até mesmo as plataformas de vídeos, que representam uma das grandes tendências dos últimos anos.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre sobre como abrir o seu ecommerce de venda de roupas e calçados, comece a fazer seu planejamento e a definir suas estratégias de negócio para estruturar uma loja virtual forte e com visão de futuro.

Assim, você consegue vender mais e crescer sem perder o foco.

Quer vender mais roupas e calçados em seu ecommerce? Conte com a PayU!