Saiba o quanto a fraude em pagamentos online pode estar afetando o seu ecommerce.

Saiba o quanto a fraude em pagamentos online pode estar afetando o seu ecommerce

Se você é um proprietário de ecommerce certamente teve que aprender a lidar com o desconforto da  fraude. Embora seja algo habitual você já se perguntou com que frequência o seu ecommerce sofre com pedidos fraudulentos?

O problema maior não está apenas na perda da mercadoria, mas em todos os fatores que envolvem uma fraude, perda de estoque, pagamento de taxas bancária, falsos saldos positivos, medo de expandir internacionalmente e a frustração de lidar com esse incômodo.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, cerca de 3% das transações online são de origem fraudulenta, o ecommerce no Brasil movimentou 203 milhões de pedidos no ano de 2017, seguindo essa linha de raciocínio mais de 6 milhões das compras feitas no ano passado foram com cartões clonados.

Para identificar um comprador que opera através de fraudes, é preciso de mais de um sinal que faça com que você chegue a essa conclusão. Na tentativa de conter à fraude, pense também no seu cliente legítimo, pois se bloquear uma compra sem evidências pode haver um desconforto ou até uma frustração com a sua marca.

Para que você possa identificar se o seu ecommerce está sofrendo frequentemente com as fraudes falaremos sobre algumas dessas evidências.

Endereço único ou público

Muitos golpistas não expõe os seus verdadeiros dados pessoais por isso, escolhem como destino para as suas encomendas escritórios, escolas, estabelecimento de conhecidos e portarias.

Desconfie se cartões diferentes estão mandando encomendas para o mesmo endereço e se esse endereço não é domiciliar, isso pode ser um forte sinal de fraude.

Compradores novatos

Provavelmente, todos os novos visitantes do seu site precisam criar uma conta para fazerem uma compra e virarem clientes.

Fique a atento contas recém-criadas, desconfie de usuários novos que adquirem produtos de alto valor.

Muitos itens iguais

Entre algumas atitudes suspeitas de compra está os clientes que adquirem diversos itens iguais, dificilmente um cliente vai comprar dez ou vinte peças iguais de roupa, ou cinco telefones celulares de uma só vez.

Esteja atento a pessoas que procuram obter em um único pedido o máximo possível de itens e um valor elevado, como usam cartões roubados ou clonados, esses cartões podem ser desativados a qualquer momento, uma compra cara e rápida pode garantir a realização dessa fraude.

Pressa excessiva

Todos os clientes têm pressa para receberem as suas encomendas, mas quando a pressa é excessiva, pode se desconfiar. Pedidos de entrega urgente em produtos supérfluos pode ser um sinal de golpe, já que o interesse maior é receber o produto antes do verdadeiro titular cancelar o cartão.

Algumas instituições bancárias adotaram um novo método de usar cartões em compras online, o cartão virtual,  que dá maior segurança ao consumidor e ao proprietário.

“O cartão virtual é um espelho do seu cartão real, mas com número e código de segurança diferente que vale para as compras pela internet. O cliente pode fazer quantos cartões quiser e personaliza-lo da forma que achar melhor, até mesmo para uma única compra”, explicou o gerente-executivo de risco operacional do Banco do Brasil, Luiz Fernando Ferreira

Essas e outras atitudes estão sendo eficaz na luta do comércio eletrônico contra a fraude. Um módulo antifraude com respostas em tempo real pode identificar rapidamente um consumidor com comportamento suspeito. Hoje esse sistema se faz necessário e é um grande aliado das plataformas de ecommerces.

PayU Transações Blindadas como proteger seu ecommerce de prejuízos e fraudes online